Dicas de sobrevivência em hostel: Local Hostel aconselha

Várias são as razões que impulsionam viajantes a se hospedarem em albergues – ou hostels. A vontade de conhecer novos lugares por um bom preço, a primeira viagem com total independência, conhecer pessoas novas experimentando um quarto partilhado. Sendo a melhor opção para backpackers (peregrinos e mochileiros), é sempre relevante reforçar as recomendações e dicas para quem experimenta este tipo de hospedagem. Sendo assim, preste atenção nessas 6 dicas que sem dúvida vão auxiliar por toda a sua estada (e por que não, aqui no Local Hostel?):

Informe-se com antecedência dos horários de check in e check out

Alguns hostels podem cobrar uma diária, ou meia diária, dependendo do horário que for chegar. No Local Hostel, por exemplo, o check in é às 14h. Portanto, chegando após às 10h da manhã o hóspede tem livre acesso ao que o lobby oferece, com TV a cabo, wi-fi, água gratuita e banheiro com ducha. Porém, chegando antes de 10h é cobrada uma taxa de R$ 7 reais, e o hóspede deve esperar dar o horário do check in para poder ter acesso ao dormitório.

Caso o viajante não tenha feito nenhuma reserva, é aconselhável que pesquise hostels previamente, pois dependendo da época, é muito provável que os primeiros hostels que encontrar estejam sem vaga. Quando isso acontece, geralmente esses hostels dão outras opções, que seriam da concorrência, mas muitos possuem parcerias entre si.

Tenha sempre consigo uma bolsa pequena e garrafa de água

Esta é uma dica que serve para qualquer viajante, e para os hospedados em hostel é bem mais aconselhada. Na bolsa pequena devem constar documentos de identificação (ou cópia) e dinheiro, mas não ande com muito na bolsa, a não ser que saia para compras. A garrafa de água é indispensável para as caminhadas pelo centro histórico, para os que querem sentir o urbano da cidade. Em Manaus, nossas temperaturas costumam ser bastante altas, então esteja sempre com ela cheia!

calor

Durante sua estadia no hostel, providencie uma necessaire

Esta não é só para as mulheres não, viu? A necessaire comum é bastante utilizada por mulheres para levarem suas maquiagens, mas em um hostel ela tem a importante função de proteger seus itens pessoais de muitas bactérias.

Quando for ao banheiro, leve sua nécessaire. Tudo o que for usar para sua higiene bucal, leve na bolsinha e evite ao máximo deixar na bancada. Ao tomar banho, também transporte nela os shampoos e sabonetes, mas não os esqueça lá. Estes cuidados são necessários, pois muitas pessoas podem não ter o mesmo conceito de higiene que você, além de que, nas noitadas, sempre vão ter homens ou mulheres passando mal nesses banheiros partilhados e sujando tudo, então é melhor não se arriscar, certo? E existem todo o tipo de pessoa, então cuidado para não esquecer seu condicionador no banheiro e outro hóspede se aproveitar pra usar, ops.

 

embalagens-pequenas-necessaire-viagemSeja organizado com as mochilas

Como a tradução de backpackers diz, os que ficam em hostels transportam todas as suas coisas em grandes e pesadas mochilas. A quantidade de mochilas é cada um que decide, assim como a organização em um dormitório partilhado também é de responsabilidade pessoal. O hostel não se responsabiliza por itens perdidos, e lembre-se que se você está em um dormitório onde 8 pessoas (ou mais) dormem juntas, suas coisas estão por seus cuidados. Lembra das nécessaires? Tenha mais de uma se necessário. Uma característica bacana de hostels é que justamente pela quantidade de mochilas de cada hóspede, em algum lugar perto de cada leito existem lockers, que são os armários onde você pode pôr suas coisas com segurança, se tiver um cadeado. Se não tiver, alguns hostels vendem na recepção.

Ao andar pela cidade, sempre ande com uma cópia do documento de identificação

Esta dica vale tanto para estrangeiros quanto visitantes nacionais. É de extrema importância caso aconteça alguma emergência, lembrando que está fora de sua cidade ou país.

Não se esqueça de levar

A nécessaire com escova e pasta de dente não foi só uma informação solta. Se você nunca foi em um hostel, basicamente tudo tem um preço, pois estes estabelecimentos não oferecem amenities (sabonetes, shampoos, condicionadores, etc) Em alguns hostels os dormitórios não possuem frigobar, e alguns incluem na hospedagem o café da manhã, outros não. No Local Hostel, o café da manhã não está incluso na diária, mas você não precisa reservá-lo com antecedência, após o pagamento você já pode se servir à vontade. A água também é gratuita, e o bar oferece muitos tipos de bebidas. Muitos hostels também cobram o uso das toalhas.

No mais, aproveite seu tempo no hostel para conhecer pessoas de vários lugares, todos tem uma história diferente para contar!